Wednesday, October 14, 2009

Dicas (free) para Criativos

Sei que se conselho fosse bom, se vendia, mas um dia desses recebi um e-mail do @mario2lins cheio de dicas (grátis) do tipo "se-eu-soubesse-disso-antes-minha-vida-teria-sido-mais-fácil". A lista era gigantesca, mas algumas em particular coincidiam com coisas importantes que eu realmente descobri no decorrer do tempo, e outras sobre as quais ainda não tinha tipo oportunidade de pensar. Enfim, essa lista teria me ajudado mais ainda alguns anos atrás, tomara que ajudem bastante alguém hoje. A lista completa (sim, ela é maior ainda!) você encontra aqui.

POLÍTICA NO TRABALHO

• Qualquer pessoa com quem você queira trabalhar conhece todo mundo com quem você já trabalha, por um grau de separação.

• Escute a opinião dos outros sobre o seu trabalho, mas no fim siga seus instintos, eles sabem mais do que você.

• Não importa quão bom está o trabalho, sempre vai ter alguém que não vai gostar.

• A agência em que você está importa menos do que com quais contas e diretores de criação você trabalha.

• Não trabalhe para alguém em cujo trabalho você não acredite.

• Não se limite a uma cidade ou região do país. No começo da sua carreira, vá aonde o melhor emprego estiver.

• Se você está na faculdade, lembre-se de que seus colegas de turma são futuros colegas de trabalho. Trate-os de acordo.

• Você vai aprender mais no seu primeiro emprego do que na faculdade.

• Se você está feliz no trabalho, é mais fácil ser feliz com o resto da sua vida.

• Você vai acabar no lugar certo para você.

• Quando você for o chefe, receba dez juniors para cada pessoa que lhe recebeu até agora.

IDÉIAS E ESTILO

• Seu gosto vai mudar. Várias vezes. Pode demorar um tempo para encontrar sua voz e seu estilo. Seu portifólio irá mudar radicalmente quando você também mudar.

• Idéias inovadoras sempre soam incômodas no começo.

• Gaste mais tempo pensando do que executando.

• Evite tendências. Elas datam.

• Não escreva como um redator.

• Comece a arte no papel, não no computador.

• O criativo com mais tatuagens e piercings dificilmente faz os anúncios mais legais.

• As idéias mais simples e brilhantes são as mais fáceis de executar.

• Quanto mais conceitos você criar, melhores eles vão ser.

• Qualquer um pode ter uma grande idéia. A questão é: quem consegue executá-la da melhor maneira?

• Não desperdice tempo ou dinheiro lambendo idéias com que você não esteja empolgado.

• Se você é um redator e não tem nenhuma long-copy espetacular, tente no lugar escrever alguns bons parágrafos sobre você ou algo de seu interesse para o seu portifólio.

• No instante em que um anúncio é publicado num anuário, ele já está alguns anos ultrapassado.

• Experimente. Fracasse. Tente de novo.

ATITUDE

• Seu trabalho pode ter uma atitude contraventora, você não.

• Tem dias que você vai se sentir uma fraude. Isso não quer dizer que você seja uma.

• É melhor fracassar bombasticamente tentando algo novo, do que se acomodar com a mediocridade.

• Aprenda as regras antes de tentar quebrá-las.

• Competição, ok. Obsessão e baixaria, não.

• Não baseie sua auto-estima em feedbacks positivos, porque você não pode contar sempre com eles.

• Você não pode ser mais brilhante que todo mundo ao mesmo tempo, mas pode trabalhar mais que eles.

• Alimente-se tanto de inspirações tradicionais quanto de estranhas e bizarras.

• Descubra o tipo de música que lhe ajuda a se inspirar, e escute nos seus headphones para se concentrar.

• Nem todo mundo consegue ter idéias no chuveiro, ou no jantar, ou no sono.

• Adote um sobrenome que as pessoas possam tirar onda.

• Você não tem que ser um cretino ou trabalhar para um para fazer um trabalho bom.

• Não fique convencido, mesmo se você se tornar importante.

• Ser criativo é apenas uma pequena parte de ser um criativo.

PORTIFÓLIO

• Você vai fazer um portifólio melhor quebrando as regras do que seguindo-as.

• Tentar criar um portifólio inteiro em alguns meses é como tentar se formar em medicina em um ano. Leva um bom tempo para aprender, criar e produzir. Se você encurta o caminho, encurta os resultados.

• Não force um certo tipo de peça na sua pasta só porque dizem que você precisa. Isto serve para long-copy, anúncio de carro etc.

• Evite anúncios de lojas pequenas que ninguém conheça.

• Tente não embromar ou explicar os anúncios enquanto alguém olha sua pasta.

• É melhor ter 8 peças geniais do que 30 apenas "legais".

• Nunca mostre trabalhos meia-boca. Melhor não apresentar nada.

• Deixe que o seu trabalho mostre que você é criativo, não o seu currículo ou a mensagem na sua secretária eletrônica.

• Uma peça não está terminada só porque está impressa no seu portifólio.

• Não apresente anúncios ruins, e você não fará anúncios ruins.

• Se você escutar a mesma crítica de novo e de novo, altere sua peça.

• Quando alguém terminar de ver o seu portifólio tem que sentir que lhe conhece realmente.

• Você pode ficar desempregado por seis meses, e ter três propostas incríveis em um dia.

• Ás vezes, os melhores portifólios são os que mais demoram a conseguir um emprego.

• Assegure-se de que as peças finais no seu portifólio representam o tipo de trabalho que você quer fazer, porque elas vão determinar quem vai lhe contratar.

• Nunca vá pelo dinheiro. Pelo menos ainda não.

• Montar um portifólio é uma chance de estar sempre se recriando.