Friday, August 28, 2009

Dmitry Maximov

Cheias de lirismo, as intervenções desse artista russo em fotografias cria micro-universos dentro de imagens cotidianas, com criaturas solitárias e até inocentes. Pena que o site dele é todo em russo, mas ainda assim vale a pena ver.









Thursday, August 27, 2009

Hellmann’s - It’s Time for Real

Uma mistura de stop motion e motion graphics para mostrar informações e infográficos que, na maioria dos casos, seriam expostos de maneira bem chata. Faz parte da campanha canadense Eat real, eat local.

Wednesday, August 26, 2009

Frito Lay

Tem um tempo que quero postar os comerciais da Frito Lay, mas sempre esquecia. São diversas animações bem diferentes, todas lindas e com uma trilha impecável, para marcar o o conceito "Made for Each Other". Vejam e babem.










Tuesday, August 25, 2009

8 bit Trip

Campeão de RT esse vídeo, não é à toa. Uma bela homenagem feita de Lego aos clássicos dos video-games, criado em 1500 horas de trabalho pela banda sueca Rymdreglage (que tem um site mega esquisito, ehehe). Não podia deixar de postar aqui essa obra-prima.


The Guild

Como vivi até agora sem essa web-série? Ela estreou em 2007, mas só tomei conhecimento graças a um post do @mario2linis no Twitter. A história gira em torno de 6 viciados em um jogo on-line (The Guild), que são Losers com L maiúsculo. A primeira temporada foi totalmente financiada por doações de fãs pelo PayPal. Já a segunda foi patrocinada pela Microsoft e Sprint. Ganhou uma série de prêmios (SXSW, YouTube e Yahoo Web Series Awards em 2008, e 3 Streamy Awards em 2009). O clipe com a música "Do You Wanna Date My Avatar?" é hilário também. Vale a pena acompanhar!





Monday, August 24, 2009

Ensinando o cliente a dizer Sim

Era uma vez uma noite de sábado fria, eu estava sozinho em casa, de ressaca, e o impossível aconteceu: transcrevi essa palestra de 35 min do Paul Boag. Claro que não é uma transcrição ao pé da letra, mas peguei os pontos-chave. Achei interessante porque os problemas do dia-a-dia e a política nas relações pessoais são pouco discutidas entre os criativos. Logo, a gente acaba tendo que aprender esses assuntos na marra. Então, que tal umas dicas pra facilitar nossa vida?

Educating clients to say Yes
by Paul Boag

A base de tudo:
Você precisa começar a relação entre você e o cliente mostrando que é um expert, sendo sempre acertivo e passando confiança.

-Mas como?

Basta seguir esses passos:

1- Já na primeira reunião, apresentar uma metodologia de trabalho, expondo os passos que serão dados para a realização do trabalho.

2- Na hora de apresentar a idéia, justificá-la com referências, exemplos e alguma base que faça o cliente acreditar que ela vai dar certo. Use quotes e seja um expert por associação. Para clientes marqueteiros, defenda seu projeto na linguagem deles, usando argumentos de marketing, mostrando pesquisas e possíveis resultados.

3- Yes, we can! Seja positivo, pare de bloquear as idéias do cliente. É para dizer sim, aceitar a opinião. Porém, se você não concorda, mostre as consequências e os problemas que essa idéia pode causar. Nunca esqueça de oferecer outras alternativas e lembre-se: ser positivo é diferente de ser submisso.

4- Clientes não são estúpidos. Eles conhecem o target, o negócio, a estratégia de negócio e vão ter que conviver com o trabalho que você vai fazer para ele por um bom tempo.

5- Feedback. Nós sempre queremos esconder o projeto até que ele esteja pronto, mas é melhor mostrar cada etapa: rafs, planos, rabiscos. O cliente precisa se sentir parte do processo.

6- Focar no problema, no business do cliente e na usabilidade. Assim você consegue justificar suas escolhas usando os argumentos dele.

7- Evitar que o critério de avaliação seja pessoal. Nunca perguntar "O que você acha?" E sim "Como o target vai agir a respeito da idéia?" Assim, se o cliente pedir alteração, pergunte sempre o porquê. Isso é uma maneira de desencorajá-lo a pedir mudanças sem base concreta.

8- Seja político. Não exija o preto no branco, o sim ou não. Converse com todos os participantes do processo, ouça as pessoas envolvidas, até as que não são participam diretamente, mas que você sabe que são consultadas pelo cliente. Em caso de muitos envolvidos, converse com cada um particularmente, junte as informações e tome uma decisão. Mas, na hora da apresentação, não esqueça de expor as opiniões que você obteve anteriormente conversando com cada um deles: eles precisam saber que você deu ouvido a todos. São essas opiniões que servirão de justificativa para você defender a sua idéia.
Dica: quando não for possível evitar as grandes reuniões, com muitos envolvidos, faça um questionário detalhado e peça para que todos respondam.

Para mais dicas acesse o Boagworld, o site do Paul boag.


Friday, August 21, 2009

Chew Lips - Salt Air

Esse vídeo eu simplesmente TIVE que postar. A música é muuuito boa e a arte lembra as animações russas antigas, simples (até primitivas), surreais e bonitas. A banda só lançou dois singles até agora, estou ansioso pelo cd.

Art & Copy

Não sei se tem muita coisa nova a ser acrescentada sobre a criatividade. Muito se fala e mais ainda se discute, mas é difícil chegar a um ponto comum sobre o qual o melhor método criativo, como medir a efetividade da criação ou qual a diferença da criação artística para a laborial. Mas, acho que esse documentário vai além disso e funciona como um registro de uma época.




Wednesday, August 19, 2009

Toy Soldiers

Muito legal esse vídeo da francesa Alta Media Productions. Além do mais recente Toy Soldiers, ela já havia feito um experimento com fotografia imitando maquetes no vídeo Paris Plages, também muito bonito. Será que Paris é assim mesmo, uma cidade de bonecas?




A fórmula secreta dos virais

Hoje saiu uma matéria no site da Meio&Mensagem, tirada do Advertising Age, levantando a questão:"Quais os segredos dos videos virais britânicos?" 
No texto, eles investigam algumas possibilidades, porém, a conclusão "genial" a gente encontra já logo abaixo da chamada inicial:
Sucessos como a Dança das Sobrancelhas de Cadbury e Dança da T-Mobile precisam de boa distribuição, mas o fator fundamental é a criatividade.

Scott Button, fundador e CEO da Unruly Media, responsável pelas campanhas de T-Mobile e Evian: "Você pode pagar para chega a 1 ou 2 milhões de audiência, mas além disso você precisa ter conteúdo com força emotiva para conectar com o usuário final".

Toni Smith, diretor gerente da Viral Factory, que criou o vídeo Sheep, da Samsung: "popularidade tem a ver com criatividade, e não distribuição".

Kate Stanners, diretora-executiva de criação da Saatchi&Saatchi, que criou o comercial da T-Mobile: "É um pouco de diversão que te faz sentir mais feliz e dá a sensação de que é bom ser um humano".

Bem, agora toda uma nação de publicitários brasileiros pode dormir melhor já que o segredo dos virais foi revelado. Amém!










Tuesday, August 18, 2009

Vladimir Tomin

Não dá pra descrever o trabalho do Vladimir, tem que ser visto e dissecado. Felizmente tem muita coisa na web, principamente no Behance. No site dele tem inclusive animações SWF mostrando as etapas de alguns projetos, como esse aqui.





Monday, August 17, 2009

MMM- Artisanale

Vídeo da Maison Martin Margiela. Estranho e lindo.

Wednesday, August 12, 2009

Grizzly Bear - 2 Weeks

Muito bom esse vídeo, feito por um fã da banda, Gabe Askew. Na minha humilde opinião, é bem melhor que o vídeo oficial. Um baita presente pra banda, que eles aprendam como se faz!




Monday, August 10, 2009

Argentina Hoy

O CCBB em São Paulo é daquele tipo de lugar que vale a pena dar uma passada sem compromisso. Sempre que recebo visita e tenho que fazer esses passeios turísticos, passo por lá e me surpreendo. Dessa última vez, fui com minha irmã checar se tinha algum espetáculo teatral com ingresso ainda disponível, e claro que não tinha. Mas para nossa sorte, a exposição em cartaz Argentina Hoy é daquelas que você gasta um tempão apreciando os detalhes: tecnologia, pintura clássica, fotografia, grafite, stencil, instalações e muito mais. Tudo muito bom, bem diferente das fotos que consegui tirar, que não conseguem passar um quinto da beleza e das cores das obras. Enfim, quem puder ver, aproveite.





Gossip - Love Long Distance

Muito fofinho esse clipe, adorei os balões nas cabeças, imagino que não deva ser muito cômodo. A música também é muito boa!

Friday, August 07, 2009

As cachorronas e o 3D

Imagina se a galera do funk descobre o 3D? Ahaha, bom demais pra não compartilhar. Olha o visual, as caras e bocas do povo.

Ben Jones

Adorei as cores psicodélicas da exposição The New Dark Age. No site dele tem os vídeos também, infelizmente não encontrei para anexar neste post.



Thursday, August 06, 2009

Caleidoscópio style

Ontem passei o dia procurando referências de vídeos para o filme do Fashion's Night Out da Vogue. Sem querer, hoje encontro esse. Nada como o acaso. Tks @WiedenKennedy.


Tuesday, August 04, 2009

Bed Stop Motion

A velha (e impossível) questão: inspiração ou chupada? Todos os vídeos são lindos, mas parecidos demais. Basta por uma marca diferente para virar outra coisa? Dica do Ypsilon. By the way, o original é o primeiro vídeo.






Monday, August 03, 2009

Liquidated Logos

Zevs é um artista francês que mostra famosos logos de uma maneira interessante: liquefeitos.
Deve ser uma crítica ao capitalismo e as grandes corporações, mas, além da função política/cabeça, o trabalho é bonito de qualquer forma.
Foda que ele inventou de pintar o logo Chanel na fachada da flagship Giogio Armani e a polícia prendeu o cara. Ele falou que era pra mostrar a guerra das marcas, mas a desculpa não colou e a loja está pedino $850 mil para cobrir os danos causados. O Cool Hunting tem mais informações.